Uma cadeira de rodas em Ouro Preto! Pode?

Se alguém pensou que um cadeirante não tinha como visitar Ouro Preto, se en-ga-nou!

Acabo de ver a visita que Saulo Damasceno, cadeirante, tetraplégico, de Belo Horizonte, realizou com sua esposa Sandra ao Museu da Inconfidência, que fica nessa cidade histórica mineira. Trata-se de uma reportagem realizada para o Programa Especial, da TV Brasil.

Antes disso, eles haviam visitado Mariana e realizado um passeio de trem.


Não vou dizer mais nada. Vejam com seus próprios olhos e se preparem para levar um susto: rampa de acesso ao trem, espaço reservado para cadeirante. No Museu da Inconfidência, esteira rolante para transpor a escada, bem como elevador e banheiro adaptado. Ah! E rampa na saída, bem suave, pouco inclinada.

Fotografia do Google Imagens.
Especialmente aqueles que conhecem a cidade histórica mineira vão ficar surpresos. Muitas ladeiras, construções históricas… Eu, pelo menos, nunca poderia pensar que uma construção histórica, no Brasil, pudesse receber tamanha atenção. Claro, a situação melhora cada vez mais, no que diz respeito à acessibilidade, mas ainda enfrentamos muitas barreiras físicas e principalmente atitudinais.

Eu já fui a Ouro Preto duas vezes, faz mais de 20 anos (olha eu aí denunciando a idade!). Mas minha cadeira de rodas teve de ser carregada para todos os lados, e, no Museu da Inconfidência, suei para subir toda a escadaria de bengalas.

Então, ao ver o vídeo com o Saulo e a Sandra, fiquei muito feliz. Taí mais uma opção para pessoas com deficiência. Mas não se esqueçam: a cidade continua com suas “suaves” ladeiras. Estas terão de ser percorridas de carro mesmo…

Bem, curtam o passeio dos dois...






O blog Cadeira Voadora agora está em novo endereço, com novas postagens. Passe lá para conhecer!





Comentários

  1. Oi Laura, Adorei o blog e já sou seguidora. Acho que já pode ser divulgado sim, sim... msm que vc queira ir amadurencendo esse espaço, ele já pode levar muita informação aos que se interessam por acessibilidade, viagens, passeios, deficiência física, superação e etc. Por isso se vc me permite, vou convidar alguns amigos para conhecê-lo, Ok?
    Bjs!
    Sabrina

    ResponderExcluir
  2. Laura,
    Conheci vc na casa Violeta. Gostei muito do seu blog que é a sua cara, alto astral! Parabéns! obrigada por me permitir ver meu sobrinho.Bjs,Mírian Cintra

    ResponderExcluir
  3. Sabrina, obrigada pelo incentivo, sempre! claro que pode convidar seus amigos! Aguardo...

    Mírian, é um prazer "revê-la". Que bom que gostou do blog! Vc verá seu sobrinho mais vezes por aqui, ok?

    Abraços!

    ResponderExcluir
  4. Oi Laura!
    Só hoje vi este seu post!
    Ficou ótimo! Parabéns!!!
    Parabéns também por divulgar a acessibilidade da qual tanto precisamos!
    Feliz 2014!
    Abraços,
    Saulo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa, Saulo, vc está com um atraso de três anos... rsrsrsrsrs

      Bem, antes tarde do que nunca, né? ;)

      Obrigada pela visita! É uma honra!

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Mercado Central de BH: tradição das Minas Gerais ao alcance das nossas rodas

Londres para pessoas com mobilidade reduzida

Parque Ibirapuera (SP) para cadeirantes