Acessibilidade na web

Imagem Stock.xchng

Ah, não. Provavelmente você não tem noção das dificuldades que uma pessoa cega enfrenta para acessar a internet. Talvez nem saiba que um cego pode navegar na web, não é mesmo?

Mas as pessoas com deficiência visual podem usar um programa de voz, que lê a tela. Ocorre que os melhores programas também têm limitações! E será que é possível sanar esse problema?

Foi por causa do impacto que tive assistindo a este vídeo, que trata do assunto, que resolvi postá-lo aqui. Para que possamos nos aproximar do mundo do outro, que não conhecemos muito bem.

Eu tenho uma deficiência de mobilidade. Apesar disso, ainda conheço pouco a respeito de outras formas de deficiência; mas tenho o máximo de interesse em participar desse universo. Afinal, sabemos que a principal barreira que uma pessoa com deficiência enfrenta é o preconceito, gerado justamente pelo desconhecimento das situações.

Voltando ao vídeo, quem me apresentou a ele foi a Luciana Cattony, autora do interessante blog Planta Baixa, que trata de arquitetura da informação. Não sabe do que se trata? Eu também não sabia. Passe lá para descobrir...

O vídeo, fantástico, foi produzido pela Acesso Digital a fim de mostrar a importância da acessibilidade na web para diversos tipos de usuários. Espero que ele toque vocês, produza impacto e, principalmente, movimente a vontade de cada um para oferecer sua colaboração em busca de um mundo ao qual todas as pessoas tenham acesso.


Parte 1


Parte 2



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mercado Central de BH: tradição das Minas Gerais ao alcance das nossas rodas

Londres para pessoas com mobilidade reduzida

Parque Ibirapuera (SP) para cadeirantes