Mais restaurantes acessíveis em Belo Horizonte


Observe a rampa na entrada do restaurante Oak.
Há mesas no interior, no varandão e na calçada.
(Foto retirada do blog Petit Gastrô)

Qualquer cadeirante de BH que curte bares e restaurantes sabe que o acesso vem melhorando nos últimos anos, mas ainda assim são poucas as casas que têm condições de nos receber a contento.

Como tantos já disseram por aí, nós perdemos com isso, mas os proprietários dos estabelecimentos inacessíveis também, porque, em grande parte das vezes, vamos optar pelos locais com acesso – e, claro, vamos levar uma penca de gente conosco.

Quando saio com meus colegas para o happy-hour, por exemplo, os bares inacessíveis são descartados. Mas já aconteceu um fato interessante: um colega sugeriu fazermos a confraternização de Natal em um boteco chamado Quintal do Prado. Fui com uma colega verificar o acesso. O manobrista se ofereceu para guardar uma vaga na porta; além disso, me conduziu competentemente até o interior do bar – no quintal do dono da casa, como o nome já sugere. O dono sugeriu a reserva de uma mesa na entrada, para facilitar o acesso. Até aí, tudo bem. Mas na hora em que eu perguntei sobre o banheiro… Ele admitiu, decepcionado, que havia reformado o espaço recentemente, mas não se lembrou de tornar o banheiro acessível. Mesmo assim, perguntou se eu me importaria de utilizar o banheiro da sua residência. “Claro que não”, eu disse. “Vamos ver se a cadeira passa pela porta?” Quase não passava… O fato é que fizemos a confraternização lá. Deu tudo certo!

Por tudo isso, cadeirantes, uni-vos! Tratem de indicar os bares e restaurantes que permitem o mínimo de acesso. O Sam, do Blog do Cadeirante, vive fazendo isso. E você? Se não for cadeirante, mas conhecer um local que lhe parece acessível, indique também, que nós prometemos conferir!

Hoje, indico três bons restaurantes da capital mineira. Me acompanhe! (Clique no nome do restaurante para ter acesso ao respectivo site.)

Menu degustação de ceviches e tiraditos no Inka.
(Foto: Laura Martins)
Inka
Rua Guaicuí, 533 | Bairro Luxemburgo | (31) 3293- 1461
(A unidade do Bairro Sion não possui acesso para cadeirantes)

Gastronomia peruana (adoro!) e japonesa. A casa oferece bons ceviches e tiraditos,  sushi-bar self-service, além de pratos à la carte. No cardápio de bebidas, alguns drinks preparados com pisco, a tradicional aguardente peruana.

A decoração é bonita, elegante. Há espaço para circulação com a cadeira de rodas, mas não quando o bar está cheio. Fica no segundo piso, com elevador, e a entrada é plana. Tem estacionamento próprio. Mas não tem banheiro acessível…

Vale a visita se você conseguir passar sem o banheiro, ou se sua cadeira é mega estreita, como a minha, e passar por quase qualquer porta…


Entrada com peixes marinados do Oak.
(Foto retirada do site do Restaurant Week)
Rua Curitiba, 2.164 | Bairro de Lourdes | (31) 2511-6694 e (31) 2512-2768. 

O ambiente é sofisticado, elegante, bonito. Comandado pelo chef Bruno Albergaria, recebe com louvor quem curte alta gastronomia contemporânea. Pratos criativos, com ingredientes selecionadíssimos e bela apresentação. Boa carta de vinhos.

Tem rampa na entrada, embora íngreme. Tem banheiro acessível (amplo, com barras de segurança e pia que permite aproximação frontal). Mesas em um varandão permitem um happy-hour especial, quando a tarde estiver bonita ou quando for lua cheia… (sim, eu sou uma incorrigível romântica, como Vander Lee).

Ligue e peça para reservar uma mesa com fácil acesso. E vá preparado para suspirar, porque tudo é sensacional: o vinho, as entradas, o prato principal, a sobremesa.

Fomos semana passada, para participar do Restaurante Week (confira os pratos neste link). Veja como passei bem: comi um trio de peixes marinados com sabor indescritível, torteline de lagostim com pêra (sabor e perfume deliciosos) e, como sobremesa, parfait de dois chocolates. Estava… parfait! Vinho branco Chakana, da região de Mendoza, Argentina. Delicioso, na temperatura certa.

O atendimento é gentil, e a galera que frequenta o lugar, bonita, educada e alegre, sem ser espalhafatosa. Como eu gosto!


Av. Olegário Maciel, 1.748 | Bairro de Lourdes | (31) 3292-4692

Sou frequentadora assídua, tenho até cartão fidelidade. O local é bonito, elegante, o serviço é gentil e eficiente. A comida é preparada com esmero e tem excelente custo-benefício. Tudo que experimentei lá, até hoje, estava perfeito. Drinks bem preparados, com bebida de qualidade. Bons vinhos.

A entrada é plana, e os cadeirantes têm acesso ao banheiro totalmente adaptado anexo, no flat onde fica o restaurante. Ah! Tem manobrista.

Para saber sobre outros restaurantes acessíveis, clique na guia Restaurantes, ou Restaurantes em BH, na coluna dos Marcadores, à direita.


Comentários

  1. Laurinha, estamos na bica de criar um Festival NefroGastrô.
    Vamos pensar nisto.

    ResponderExcluir
  2. Laura,

    Primeiro, parabéns pelo blog! Achei fantástico! Pela sensibilidade do texto, pelas dicas importantes de acessibilidade, pelo turismo.. Como blogueira de viagens, adorei o seu material, parabéns!

    E aproveito para te sugerir uma coisa... Tem um encontro de Blogueiros de Turismo no Brasil realizado uma vez por ano, e o local onde foi a edição anterior é Foz do Iguaçu. Nesse encontro vão alguns blogueiros selecionados, patrocinados pelas empresas parceiras, e o objetivo é conhecer as atrações da cidade e posteriormente escrever sob elas, do seu ponto de vista, e assim ajudar a promover o destino, levantar questões para debates, essas coisas.
    Se você quiser saber mais detalhes, tem esse site aqui: http://www.blogturfoz.com.br/
    E fui na primeira edição, e foi bem legal! Você conhece blogueiros de viagem que estão se destacando nas mídias, rola uma troca de figurinha interessante, e vc vê empresas investindo (sério) no turismo. E, sei lá, acho que seu ponto de vista seria bem interessante para enriquecer as discussões!
    Eles estão fazendo um concurso para escolher um blogueiro para participar (os demais já foram convidados). Se você achar válido, se inscreve por lá!

    Beijos, e mais uma vez, parabéns pelo Blog! Vou acompanhá-lo!
    Clarissa

    ResponderExcluir
  3. Clarissa, valeu demais pelo incentivo e pela dica fantástica. Vou conferir, tá?

    E seja muito bem-vinda! Beijos

    ResponderExcluir
  4. Oi Laura!Parabéns pelo Blog Sempre que o vejo animo a viajar e a minha dica é oBar do Juscelino excelente e o banheiro perfeito.Bela vista da Lagoa da Pampulha fica na Otacilio Negrão de Lima,2733 - tel 34411306 possui estacionamento, a rampa é um pouco forte para o bar mas o manobrista muito educado oferece pra ajudar, vale a pena conhecer... abraço Cláudia

    ResponderExcluir
  5. Dica anotada, Cláudia! Obrigada!

    ResponderExcluir
  6. Gostei muito da dica,quando eu for pra belo horizonte passo nesse restaurante.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Mercado Central de BH: tradição das Minas Gerais ao alcance das nossas rodas

Londres para pessoas com mobilidade reduzida

Parque Ibirapuera (SP) para cadeirantes