A Cadeira Voadora com os pés na terra – Preparando mudança de residência

Todo pássaro precisa de ninho - e adequado às
suas necessidades! Foto daqui.

Estou bastante sumida do blog. Não tenho tido tempo para escrever posts, embora não falte assunto. O fato é que tenho investido muito do meu momento em um novo desafio: me mudar. Pois é: a Cadeira voa, mas há o tempo de aterrissar. Chegou a hora de buscar uma residência que atenda melhor minhas necessidades!

Não é uma tarefa fácil. Todo cadeirante sabe que encontrar um imóvel acessível é um trabalho árduo. Faz pouco tempo que as leis exigem que as edificações cumpram normas de acessibilidade, e não é qualquer um que tem dinheiro para adquirir um imóvel novo, tempo disponível para aguardar ficar pronto um que esteja na planta ou dinheiro, talentos e paciência para construir.

E quais são as necessidades de uma pessoa com mobilidade reduzida, no que se refere a moradia? Qual é a prioridade? Quantos itens tem a listinha do cadeirante que precisa de um cantinho o mais acessível possível???

Vamos devagar! Em uma série de posts, vou tratar deste assunto. Ah, você acha que não é tema para um blog de viagens? Você está muito enganado! Esta também é uma viagem! E que viagem…

Buscando um bom corretor de imóveis

Este é meu lar atual. Delicioso, aconchegante... Mas preciso
de um que atenda melhor a minhas atuais necessidades.
(Foto: Maria Araújo) 
Bem, um passo importante para adquirir um imóvel a contento, num universo tão grande de possibilidades, mas tão pobre de ofertas adequadas para nosso segmento, é buscar um corretor com inteligência e sensibilidade. Ele precisará compreender as demandas de uma pessoa com necessidades diferentes da maioria. O cadeirante precisa de que as portas tenham um tamanho adequado, que a vaga na garagem seja espaçosa (afinal precisará entrar e sair do carro usando cadeira de rodas, é claro!), a cadeira tem que passar pela porta do banheiro e por aí vai.

Não é o primeiro imóvel que adquiro, nem a primeira vez que preparo uma mudança de residência. Confesso que estava traumatizada com tentativas anteriores, em que corretores gastavam meu tempo e o deles me levando para ver apartamentos que não me atendiam absolutamente. E houve os que tentaram a todo custo me convencer a mudar minha realidade para me adaptar ao imóvel que queriam vender: “Mas não tem um jeito de você entrar no banheiro que não seja de cadeira de rodas?” Não, não tem.

Desta vez, uma amiga da família, corretora de imóveis na região onde moro, indicou uma colega na região de Belo Horizonte que me interessava (quero morar perto de meu trabalho). Recebi o primeiro telefonema dela com um misto de preguiça e medo... Será que eu teria de reviver as situações pelas quais passei? Será que sobreviveria? Que Deus me ampare…

Bem, estava enganada. Eu não iria reviver traumas! A Patrícia Lucindo, corretora da Casa Mineira, me atendeu com tanta presteza, boa vontade, simpatia e inteligência que me surpreendeu.

Expliquei-lhe minhas necessidades e as prioridades – afinal, eu teria de decidir o que é mais importante, já que não existe “apartamento encantado” (em analogia com príncipe encantado…). Não dá pra ter tudo ao mesmo tempo. De alguma coisa eu teria de abrir mão...

Fizemos assim: ela escolhia os imóveis adequados entre os disponíveis na região – com muito bom senso, diga-se –, me passava o endereço virtual, para que eu visse as fotos e as descrições no site da imobiliária, me buscava com seu carro e saíamos para ver os que mais se aproximavam do ideal.

Bolo da festa surpresa que meus vizinhos prepararam no
meu aniversário. São pessoas  excelentes. Exercício
de desapego...
A moça é tão boa de serviço que precisei ver muito menos apartamentos do que das outras vezes em que me meti nessa empreitada. Com muita rapidez ela entendeu exatamente do que eu precisava, e não ficava ocupando nosso preciso tempo com idas e vindas infrutíferas. Munidas de trena, paciência e bom humor, lá íamos nós ver os imóveis. Até que... surgiu um que me atendeu, antes do que eu previa.

Bem, a Cadeira Voadora terá um novo lar. E é muito, muito grata à Patrícia por ter feito além do que seria seu papel como corretora de imóveis. Fica a indicação para os cadeirantes (ou não) de Belo Horizonte que procuram imóveis na região centro-sul. A moça é fera!

Mas a mudança está apenas começando. Ainda há uma longa estrada pela frente, que inclui o prazo para a liberação do financiamento, a desocupação do imóvel e a venda do meu atual ap. Esta viagem você acompanha aqui. Porque tudo que voa um dia precisa aterrissar! =)

Obs.: Pedi à Patrícia uma foto para pôr no blog, mas ela é tímida. Disse que vai enviar, e até agora nada. Ficamos devendo isso pra você. No dia em que a foto chegar, será postada…


Para saber mais:

Patrícia Lucindo - corretora de imóveis
(Casa Mineira região Centro-Sul - Belo Horizonte)
(31) 9959-3941 | 3285-4000









Comentários

  1. Laura querida!
    Faz tanto tempo que não consigo parar para viajar pelos blogs que curto e hoje dei uma pausa no "tudo" que estava fazendo e acabei embarcando em uma pequena viagem... Logo para começar a primeira parada foi aqui. Que parada maravilhosa!
    Fico feliz que tenha encontrado um novo espaço que atenda as suas necessidades. Acabo de me mudar com minha trupe exatamente para dar mais assistencia aos meus pais (sou vizinha deles agora). Estamos vivendo uma fase de adaptar a casa deles as necessidades reais de idosos (que na verdade deveria ser obedecida por toda a engenharia civil, pois ela é a mesma que todos precisam para ter segurança. Incluo aí os cadeirantes (quem está livre de se tornar um?).
    Banheiros apertados, casas cheias de ressaltos, pias com altura inadequada,armários com pontas assassinas, portas projetadas para linha Olívia Palito... e por aí vai.
    Vou acompanhar sua mudança com carinho e desejo que a sensibilidade de Patrícia possa ajudar a muito mais gente a encontrar o cantinho ideal pra viver.
    Pena estar tão longe, pois tenho um bom traquejo com mudanças,rsrrs. Ajudaria-a com o maior prazer.
    Bjks
    Renata
    Bjks

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amiga, que saudades! Que bom que veio me visitar, obrigada!

      Suas palavras demonstram que compreende muito bem o que nós cadeirantes passamos.

      E, apesar de estar longe, pode me ajudar com a mudança sim. Dicas são bem-vindas! Manda pro meu e-mail: acordodepaz@gmail.com

      Grande abraço

      Excluir
  2. Vanessa Miranda17/10/2012, 18:23

    Oi Laura,como vai? Tenho 35 anos,mãe de duas lindas crianças.Tive o interesse pelo seu blog,por ser limitada,ando com bengalas,devido á uma hemiplegia e percebo como nossas dificuldades são semelhantes.Gostaria de te visitar mais vezes.Parabéns!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Seja muito bem-vinda! Será ótimo trocar experiências! Obrigada pela visita e um grande beijo.

      Excluir
  3. Vanessa Miranda24/10/2012, 18:39

    Oi laura, tudo bem?Li sua historia com carinho e atençao,identifiquei-me muito.Moro em Lagoa da Prata, interior de MG.Neste ultimo feriado fomos para ES e,pela primeira vez desde que adoeci em 2009,pude desfrutar VERDADEIRAMENTE deste prazer que é ir á praia.Hoje consigo ver cadeirantes, pessoas idosas com dificuldades físicas mais felizes por ter o mar...grande beijo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É um prazer conhecê-la, Vanessa! Que bom que se identificou com as histórias... Beijo!

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Mercado Central de BH: tradição das Minas Gerais ao alcance das nossas rodas

Londres para pessoas com mobilidade reduzida

Parque Ibirapuera (SP) para cadeirantes