Tirando passaporte em Belo Horizonte


Sim, tirar passaporte é igual em qualquer lugar do Brasil. Mas, além de mostrar aqui o passo a passo para ter o documento, como moro em Belo Horizonte acrescentarei uma dica sobre o melhor lugar aqui onde buscar o seu.

Se você não tem passaporte, ou se ele está vencido, o caminho é o mesmo, e o primeiro passo é: acesse o site da Polícia Federal e siga as instruções. Simples assim. 

Bem, nem tanto. Será necessário preencher um formulário eletrônico. Após, será gerado um boleto para que você pague uma taxa. Então, aparecerá uma janela para o agendamento de visita a um posto da Polícia Federal. (Já, já, te falo sobre os postos em BH.)

Na data marcada, não é necessário chegar com muita antecedência, pois o horário do agendamento é respeitado. Leve o boleto pago, o protocolo de solicitação e os documentos que forem pedidos no site. Não se esqueça de nada, senão sua visita será inútil!

Os agentes da PF colherão suas impressões digitais e tirarão sua fotografia. Nas duas vezes em que tirei passaporte, achei o atendimento organizado e até mesmo simpático. Mas admito: ao pedir, agora, a emissão de um novo, não pude deixar de constatar como as coisas melhoraram nos últimos 5 anos. Que bom!


Postos da Polícia Federal em Belo Horizonte

Há dois postos na capital das Minas Gerais: um no centro da cidade, no Uai da Praça Sete, e outro no Bairro Anchieta, no Shopping Plaza Anchieta. Sugiro aos cadeirantes que não pensem duas vezes ao optar pelo posto do Shopping, pelas seguintes razões:

  • Na Praça Sete você terá dificuldade de estacionar e de transitar, por causa do mau estado das calçadas e do volume de pessoas. Além disso, possivelmente, correrá maior risco de ser assaltado.
  • No Shopping, estacionará e circulará com facilidade, contará com a segurança do estabelecimento, proteção contra chuva (nem tanta, como verá mais abaixo), banheiros limpos e adequados, praça de alimentação. Precisa de mais?



Há várias vagas para pessoas com mobilidade reduzida,
bem  na entrada do shopping, no 1° piso.
(Foto: Laura Martins)
O Shopping fica numa bonita região da cidade, o acesso é fácil e a ida vale como passeio. Apesar de ser pequeno, tem uma unidade ótima da rede de supermercados Mart Plus, uma choperia Bäcker (fofa!), uma loja de chocolates Prawer (de Gramado), câmbio, e muito mais.

É um mix de lojas a céu aberto, agradável e arejado em dias de sol, mas saiba que você terá de atravessar correndo o espaço entre o elevador e o posto da Polícia Federal em dias de chuva… Nada é perfeito. Mas a distância é muito curta; fique tranquilo.

O estacionamento para pessoas com mobilidade reduzida fica logo na entrada do shopping e é monitorado por câmera e por seguranças. Duas vezes eu os vi chamando a atenção de andantes distraídos ou caras de pau que ameaçavam parar nas vagas reservadas. Eba! Para sair do local, você terá de entrar no estacionamento propriamente dito. Dá um trabalhinho. E, para ficar isento do pagamento, faça umas comprinhas no Mart Plus.

Tudo muito limpo e organizado, incluindo o toalete para cadeirantes. Da próxima vez, vou voltar pra passear. Ou para um chopp. Ah! Lembre-se: se beber, não dirija!

Atravessei alguns metros debaixo de chuva para chegar
ao posto: isso precisa melhorar! Parte do piso é de tábua
corrida, parte de cerâmica. Bom atendimento.
(Foto: Laura Martins)


Clique nos links para saber mais:







Comentários

  1. E quanto tempo está demorando pra pegar o passaporte .??? No meu caso vai ser o primeiro .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo, não tenho ideia... Só mesmo ligando para lá e perguntando... ;)

      Excluir
    2. 5dd úteis

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Mercado Central de BH: tradição das Minas Gerais ao alcance das nossas rodas

Londres para pessoas com mobilidade reduzida

Parque Ibirapuera (SP) para cadeirantes