Uaimií: pub acessível para cadeirantes (Belo Horizonte)

Entrada do pub é plana, com portas duplas. 

(Foto de André Luppi, retirada do Facebook do pub)


Foi uma feliz surpresa encontrar, em Belo Horizonte, um pub com cerveja artesanal em condições de receber cadeirantes. Você já sabe: de modo geral, esse tipo de local não costuma ter entrada plana e, quando tem, não dispõe de banheiro acessível. Como quem toma cerveja acaba necessitando usar banheiro, a falta dele acaba tornando inviável a ida ao estabelecimento.

A calçada em frente está em boas condições, e há rebaixamento de garagem para acessá-la. A entrada é plana com portas de vidro duplas. Além do balcão, com aqueles bancos que dão pavor em qualquer pessoa que se move com rodinhas, há muitas mesas, que, se não são exatamente apropriadas para aproximação frontal, também não são das piores.

O banheiro é bom, com exceção do vaso sanitário, que tem abertura frontal. A porta é de correr e tem mais de 80cm; pia pequenina, que permite aproximação frontal, e barras de segurança no vaso sanitário. 


Espaço charmoso e confortável, em estilo inglês-americano 

(Foto retirada do Facebook do pub)


O atendimento é dos melhores que já vi: muito pessoal e simpático, sem ser afetado nem exagerado. Explicam todos os detalhes sobre o cardápio sem titubear. E o cardápio é outra atração: há tira-gostos vegetarianos!!! E outro detalhe: não há frituras. Tudo que parece fritura é feito naquele forno apropriado, que faz aparecer, num passe de mágica, uma excelente batata “frita” que não é frita. Prepare-se, portanto, para um “fish and chips” delicioso e saudável…



Fish and ships com molho de jabuticaba. Muito bom! 

(Foto de Marta Alencar)


O Uaimií Brew Pub trabalha com rótulos próprios. No pub, para tomar lá, eles comercializam os chopes; há kits de cerveja para levar. O estilo é inglês-americano, com toque brasileiro.

A fábrica está localizada entre Itabirito e Ouro Preto, nos centenários caminhos da Estrada Real. A expressão uaimií significa alto Rio das Velhas em tupi-guarani e é uma homenagem às águas do rio de mesmo nome, que banha a região. 

Atualmente, são produzidos cinco tipos de cervejas e chopes nobres: dortmunder export, american pale ale, dry stout, hefe weizen e bière de garde. Estive lá duas vezes e provei três tipos. Meu chope preferido, por enquanto, é o Ana de Sá, de trigo, no estilo ale.


Minha preferida: uma ale clara à base de trigo. 

(Imagem retirada do Facebook do pub)


Na primeira vez em que estive lá, fui acompanhada por Marta e Tina. Quem nos recebeu foi o Normando, um dos sócios-proprietários. Ele nos falou sobre a casa, o cardápio, e ouviu algumas sugestões minhas para melhorar ainda mais o banheiro. Retornei outras vezes e continuei considerando bons o atendimento e o cardápio.


Tina e eu estamos explicando nossas necessidades de cadeirantes para o Normando 

(foto de Marta Alencar)

A vibe do local é super alto-astral, e não é muito barulhento. E, pelo visto, só dá gente charmosa, incluindo nós, é claro… 

Pode ir, pois você vai gostar! ;)

Ah! Não saia de casa sem reservar mesa e avisar que é cadeirante, ok?


Para saber mais:





Vá brindar à vida, com leveza! 

(Foto minha)


Para ter acesso aos novos posts do Cadeira Voadora, venha me fazer uma visita no novo endereço. Basta clicar aqui!



Comentários

  1. Só dou meu aval se este chopp não engordar.
    Que sucesso, menina...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Paulinho querido, se isso for um problema, basta vc estacionar o carro bem distante e fazer uma caminhada depois de chope... hahahaha

      Beijão e obrigada pela visita!

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Mercado Central de BH: tradição das Minas Gerais ao alcance das nossas rodas

Londres para pessoas com mobilidade reduzida

Parque Ibirapuera (SP) para cadeirantes