Adquirindo um carro com isenção - A novela - 3° capítulo - A compra da adaptação

Meu equipamento é este, mas fica
do lado direito.
Prometo postar uma foto depois.

Quando falei pela primeira vez com o Luiz Paulo, da Pinguim, eu desejava transferir minha antiga adaptação para o veículo que estava adquirindo. Ele então me explicou que não faz esse tipo de serviço quando a adaptação é de outro fabricante, por questões de segurança. E me propôs a compra de um outro equipamento, mais moderno e confortável, o Comando Manual Confort (CMC), importado pela empresa Cavenaghi.

Esse sistema permite que o acelerador e o freio sejam controlados com a mão, da mesma forma que o meu dinossauro* (aliás, meu ex-dinossauro). O diferencial é que o equipamento utiliza a força da gravidade, o próprio peso do braço, para acelerar; basta apoiar a mão na alavanca e movê-la, suavemente, em direção ao joelho. E, para frear, é só empurrar em direção ao painel. Simples assim. E confortável mesmo! Além disso, a alavanca é discreta, bem acabada e não machuca o joelho.

No meu equipamento antigo, para acelerar eu precisava puxar a alavanca para cima, o que me causava muito cansaço e bastante dor no músculo trapézio e na articulação do ombro. Por essa razão, jamais consegui dirigir durante um período de tempo maior. Para viajar, precisava fazer pausas ou dividir a direção com outra pessoa, sob o risco de lesar a musculatura do braço direito e o tendão do ombro.  

Quando Luiz Paulo me falou das qualidades do novo equipamento, não pensei que se tratava de papo de vendedor, embora eu seja hors concours em matéria de desconfiança. E isso por um motivo muito particular: ele demonstra total conhecimento das características dos produtos que comercializa e instala; fala com propriedade e transparência, é claro e objetivo. Daí, me transmitiu confiança e vontade de experimentar. Mesmo assim, tive medo de comprar algo que não poderia ver nem testar. Ele me disse, então, que havia adaptado automóveis com o CMC para a autoescola Milenium; que tal se eu fosse lá conhecer?

Aproveitei para fazer turismo em BH...
Lá fui eu fazer uma aula de direção na Milenium, com o instrutor Ricardo. E eu não poderia ter recebido uma sugestão melhor, porque não sabia que Belo Horizonte contava com uma autoescola tão preparada para nos receber (dirijo há mais de 20 anos e, quando aprendi, não havia autoescolas com carros adaptados; era necessário contratar instrutor particular e aprender no próprio carro). 


Na Milenium há vaga reservada em frente, uma rampinha para entrar no local, banheiro adaptado (não fui checar para ver se é mesmo, mas vi o símbolo de acesso na porta) e elevador. E, para vocês terem uma ideia, havia uma recepcionista conversando com uma pessoa surda, usando a linguagem de sinais... O carro que dirigi é um Honda Fit seminovo, com todo tipo de adaptação que você puder imaginar, para vários tipos de deficiência. E gostei muito do instrutor.

Em 10 minutos aprendi a operar o CMC (isso mesmo, eu sou uma pessoa muito esperta!), mas a aula tem 30 minutos, então aproveitei para fazer turismo em Belo Horizonte e trocar centenas de informações com o Ricardo. Que meia-hora bem aproveitada!

Conclusão: estou dirigindo o carro com o Comando Manual Confort há seis dias e muito feliz com a aquisição. Tenho que agradecer à Kátia Fontes, da Ortoleve (outra hora falo dela!), que me indicou a Pinguim, por sugestão do Paulo Saturnino, cliente do Luiz Paulo e usuário feliz dos equipamentos que este revende. E, claro, obrigada, Luiz Paulo, por me convencer a substituir o equipamento (se bem que você mesmo reconheceu que não teve de fazer muito esforço para isso), pelo excelente atendimento e por todas as informações preciosas que me passou. Espero sinceramente que muitas pessoas com deficiência possam conhecer seu trabalho.


*Obs.: Embora tenha me referido ao meu antigo equipamento como dinossauro, devo reconhecer que ele me foi muito útil durante quase 20 anos, pois o mercado ainda não oferecia algo de melhor qualidade e, quando ofereceu, eu ainda não havia conseguido reservar dinheiro suficiente para adquirir outro equipamento. 

Outra coisa: o Comando Manual Confort tem o preço um pouco mais alto que o de outros equipamentos, mas posso garantir que, se for necessário, vale a pena fazer uma pequena poupança para tê-lo em seu carro.


Para saber mais:



Comentários

  1. Adorei saber disso! Que história legal! Uma saga com final feliz. Ver que as coisas mudam e melhoram dá esperança e orgulho de pertencer à raça humana, não é?

    ResponderExcluir
  2. Leo, de fato, trata-se de uma saga com final feliz. Gostei da definição! E vc tem razão quando diz sobre a esperança e o orgulho de pertencer à raça humana. É... nessa hora tenho orgulho sim!

    E sinto gratidão por encontrar pessoas bacanas e éticas pelo caminho, ao contrário do que todos tendem a pensar, qdo se referem ao caráter do brasileiro...

    ResponderExcluir
  3. Oi Laura, eu também fiz aulas na Millenium, em 2007, também num Fit. Só que como sou grande, tinha que tirar a adaptação debaixo do volante para passar minha perna. Ah, era uma adaptação bem simples, que desmontava na mão! Mas os caras são ótimos, nota dez. Bjos

    ResponderExcluir
  4. Ah! A gente pensa que são só as pessoas pequenas que têm problemas com os carros e as adaptações, hein? Ainda bem que houve um jeito de passar a sua perna...
    Abração e obrigada pela visita!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Londres para pessoas com mobilidade reduzida

Mercado Central de BH: tradição das Minas Gerais ao alcance das nossas rodas

Parque Ibirapuera (SP) para cadeirantes