Cataratas do Iguaçu e Usina de Itaipu para cadeirantes

Andreia tem as incríveis Cataratas do Iguaçu ao fundo
(Todas as fotos pertencem ao arquivo pessoal de Luiza, exceto
quando indicado)
A autora do texto de hoje é a Luiza Marques, de Brasília, mãe da cadeirante Andreia Marques. Você já conhece as duas? Se não, basta clicar aqui, no primeiro post que Luiza escreveu para este blog, sobre a cidade de Gramado!

Foz do Iguaçu é um município brasileiro, localizado no estado do Paraná, que ficou internacionalmente conhecido pelas Cataratas do Iguaçu e pela Usina Hidrelétrica de Itaipu.

A Usina está localizada no Rio Paraná, na fronteira entre o Brasil e o Paraguai. Foi construída por ambos os países entre 1975 e 1982. De acordo com a Wikipédia, é, hoje, a segunda maior do mundo em tamanho e a primeira em geração de energia. As incríveis Cataratas são um conjunto de 275 quedas d’água. Estão localizadas entre o Parque Nacional do Iguaçu, no Brasil (20%), e o Parque Nacional Iguazú, na Argentina (80%), na fronteira entre os dois países. Bem, agora fique com a narrativa da Luiza!



Foz do Iguaçu
Por Luiza Marques

Nossa viagem para Foz do Iguaçu foi em abril de 2012 (na Semana Santa) e ficamos 4 dias. Nos hospedamos no Golden Tulip Internacional Foz. O apartamento era apenas razoável (ruim porque tinha tapete), mas o banheiro era bem adequado, como vc pode ver na foto. Tudo plano, bancada livre e rebaixada. O acesso ao hotel é através de uma pequena rampa, mas todos se prontificam a ajudar.


Banheiro do hotel onde as meninas ficaram.

Nessa viagem não contratamos receptivo, pois os locais a serem visitados eram muito específicos. Optei por contratar um taxista indicado pelo hotel, que nos levava a todos os lugares que queríamos e recebia no final do serviço (preço previamente combinado). 

Fomos ao Planetário, que é parte do Polo Astronômico de Itaipu, às Cataratas, que têm toda infraestrutura necessária, e à Usina Hidrelétrica de Itaipu.


Usina de Itaipu


Pra vcs terem uma ideia da dimensão da Usina de Itaipu, observem esta vista aérea
(Imagem da Wikipédia. Retirada daqui.)

Antes do embarque no ônibus adaptado e com guia da própria Itaipu, visitamos o museu da Usina; levei Andreia ao banheiro adaptado e limpo. Fomos as primeiras a embarcar; como vc pode observar, a cadeira está devidamente presa. 

Como foi a primeira viagem da minha filha em ônibus, parecia que ela estava num parque de diversões.


Andreia se diverte no ônibus, em total segurança.

Durante o percurso dentro da mega usina, o guia explica absolutamente tudo.

Na parada principal, eles desembarcaram Andreia para que ela pudesse ver a Usina de longe e todo o seu panorama. 

Finalmente chegamos. Andreia tinha um guia exclusivo, e em todos os desníveis havia um elevador para a cadeira. Todos os lugares por lá têm acesso.


Andreia contou que adorou o passeio. Ao fundo, a usina hidrelétrica.

A Usina de Itaipu segue uma programação de visitas, que agendei pela internet. Eu sempre faço um “travel schedule” para nós (coisa de secretária executiva). 

O passeio noturno foi muito interessante, pois é quando a Usina é iluminada gradativamente, com fundo musical. Muito lindo.  

Andreia visita o interior da Usina de Itaipu


A bela visão de Itaipu à noite


Cataratas do Iguaçu

A natureza e seu exibicionismo...

O Parque Iguaçu é muito grande; nosso objetivo era visitar as quedas d’água.

No parque tem banheiro para cadeirantes. Almoçamos lá mesmo, num restaurante self-service muito bom, com acesso fácil.  Ao chegarmos à estação das Cataratas, fomos imediatamente conduzidas pelos próprios funcionários para o embarque no ônibus.

Entrada do Parque Nacional no Brasil

Há elevadores; são vários patamares até chegarmos bem junto das águas. No último tem uma rampa um pouco íngreme para braços femininos, mas logo surgiu um funcionário, que nos acompanhou até o ponto que achamos conveniente (estava muito cheio por causa do feriado) e nos levou de volta até o elevador.

Sugiro levar uma capa, pois, dependendo do vento, podemos sair molhadas. 

Uma curiosidade é o cuidado que temos que ter com nossas bolsas, sacolas etc, pois os quatis  podem roubá-las e levar para a mata fechada. Tem vários avisos sobre isso. 

Luiza recomenda cuidado com os quatis!


É um espetáculo da natureza que vale a pena ser visto. Foi realmente uma viagem interessante e produtiva.



Clique no vídeo para ter uma ideia da grandiosidade das Cataratas.
(Vídeo institucional)


Para saber mais:



Comentários

  1. Fiquei encantada com a postagem e feliz por saber que é possível ao cadeirante e seus acompanhantes usufruirem dessa maravilha. Aqui em minha cidade estamos longe de dar o suporte necessário aos não cadeirantes, que dirá a eles... Lamentável a insensibilidade dos que não tentam tornar a acessibilidade o carro chefe de uma cidade, Acreditem, meu pai tem dificuldade de locomoção e mesmo morando no térreo, nós é que tivemos que providenciar rampas móveis para facilitar a sua entrada e saida do edifício... Um abraço e desejos de um 2014 com mais mobilidade para todos.

    ResponderExcluir
  2. Olá, minha querida, fico feliz por receber sua visita! Espero que esteja bem!

    A falta de acessibilidade é lamentável mesmo, especialmente considerando que TODOS, de uma forma ou de outra, precisarão dela um dia. Desde gestantes até pessoas com deficiência temporária, por uma queda que fraturou a perna, até as pessoas idosas -- quem é que não precisa(rá) de acessibilidade? Somente os jovens em plena condição de saúde. E isso é temporário, não é mesmo?

    Então, tornar o meio urbano acessível acaba sendo questão de inteligência.

    Grata pela visita e que nossos desejos de um 2014 com mais mobilidade se realizem!

    ResponderExcluir
  3. Obrigada pelas dicas! Estou temporariamente na condição de cadeirante, pois quebrei o pé e estou com viagem marcada para a Foz.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pela visita, Renata! Que vc tenha uma excelente viagem e uma pronta recuperação! Abraço!

      Excluir
  4. Adorei a postagem !! Estamos de viagem marcada para fiz e meu filho é cadeirante. O POST me tranquilizou . Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz! Sejam sempre bem-vindos!
      O novo endereço do blog é www.cadeiravoadora.com.br
      Tenham uma feliz viagem!

      Excluir
  5. Olá Laura,

    Ótimo post! Você se recorda de haver cadeiras de rodas disponíveis para empréstimo no Parque Nacional do Iguaçu? Estamos planejando uma viagem a Foz, mas não temos como levar a cadeira de rodas da minha tia no carro. Grato desde já.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Diego, tudo bem?

      Este post não é meu; é da Luiza Marques, de Brasília, mãe da cadeirante Andreia Marques. Entrarei em contato com ela e pedirei para que responda à sua pergunta.

      Contudo, imagino que ela não saberá dar a resposta. De modo geral, nós, que usamos cadeira de rodas e a levamos pra todo lado, não prestamos atenção nesse tipo de detalhe.

      Por isso, sugiro que entre em contato diretamente com o Parque, que tal? Ou será que vc já fez isso? Vc pode entrar em contato por e-mail, por telefone ou pelas redes sociais... ;)

      E, quando tiver a resposta, me conta?

      Grande abraço!

      Excluir
  6. Excelente post, sou cadeirante e estou com viagem agendada para o final do mês. Vou mais tranquilo.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Mercado Central de BH: tradição das Minas Gerais ao alcance das nossas rodas

Londres para pessoas com mobilidade reduzida

Parque Ibirapuera (SP) para cadeirantes