Praticidades para viagens - Saboneteira com ventosas

Veja: este é um banheiro adaptado. Cadê a
 saboneteira?

(Imagem retirada do Google Imagens)
Nós, cadeirantes, enfrentamos em viagens situações no mínimo incômodas. É comum que os hotéis façam adaptações parciais apenas para dar a aparência de estarem cumprindo a lei. Então, vivemos transtornos, como, por exemplo, uma abertura de box excessivamente estreita para a passagem da cadeira de banho; ou uma pia com fechamento frontal, o que faz com que o cadeirante tenha que ficar de lado, todo torcido, para usá-la… Ou ainda, como já aconteceu comigo inúmeras vezes (para ser honesta, a maioria das vezes), o suporte para xampus e sabonetes fica alto demais, ou longe do chuveiro – ou simplesmente não existe!! Será que o povo acha que cadeirante não precisa de sabonete nem de xampu??

Gente, possivelmente só uma pequena parcela de cadeirantes consegue ficar de pé. Como ele fará para utilizar seus utensílios de banho se está assentado e a saboneteira está fora do seu alcance? Você poderá sugerir: coloque no chão… Mas a grande parte dos cadeirantes não tem controle de tronco, nem equilíbrio, para se abaixar. Mesmo que tenha, há risco de acidente, como um possível escorregão. E vários viajam sozinhos… Mesmo acompanhados, gostamos de ser autônomos, como qualquer mortal. Quem se sente confortável pedindo auxílio ao outro trocentas vezes ao dia?

Minha amada saboneteira é bem compacta,
já que eu só utilizo produtos em miniatura.

Foto: Laura Martins
Diante dessa situação, num dia de passeio pela loja Tok&Stok de Belo Horizonte tive uma feliz ideia. Vi uma saboneteira em aramado, com ventosas (Cromix Saboneteira). Logo imaginei que poderia ser levada nas viagens (é bem compacta) e fixada na parede, na minha altura! Eba! Havia descoberto o Brasil.

Porém, logo tive uma dúvida: será que a ventosa seria eficiente, ou a saboneteira despencaria com o peso dos produtos? Não tinha tido uma experiência feliz com ventosas até então… Mas resolvi comprar e testar. E foi aprovadíssima! Testei em casa, levei na última viagem, e a saboneteira aguentou firme.

Esta imagem traz dicas para adaptar um banheiro.
Fonte: clique aqui.
Você encontrará vários modelos em lojas do tipo Tok&Stok ou Leroy Merlin. Mas atenção: a ventosa tem de ser superaderente, senão nada feito. Se a saboneteira não estiver embalada, você pode testar fixando-a na própria prateleira onde ela estará exposta. Caso contrário, que tal pedir a um vendedor para desembalá-la e fazer um teste?

Bem, enquanto esperamos os hotéis seguirem à risca as normas de acessibilidade (ou pelo menos o bom-senso), com esta dica o seu próximo banho vai ser muito menos traumático!


Comentários

  1. Cada coisa, não?

    Se serve de consolo, Laura, vou bastante a hotéis de categoria turística e econômica, e até a alguns um pouco mais "metidos a besta", e a maior parte deles também não tem saboneteira e porta-xampu para não cadeirantes... Temos de pôr tudo no chão ou ficar equilibrando os potes no trilho da porta do box... Mesmo hotéis de grandes redes internacionais. E isso vale para minha experiência recente na Europa também. Enfim, parece que raramente os administradores e construtores de hotéis se hospedam no próprio negócio...

    ResponderExcluir
  2. É mesmo... vc tem razão: possivelmente eles não se hospedam no próprio hotel!
    E seu comentário serviu como consolo sim... Valeu!

    ResponderExcluir
  3. Denise Cattony05/04/2011, 06:47

    Legal as suas dicas, Laura! Espero que sejam úteis a muitas pessoas... Parabéns pelo seu blog! Beijos, Denise Cattony

    ResponderExcluir
  4. Obrigada pela visita, Denise! Também espero que as dicas sejam úteis!

    ResponderExcluir
  5. Muito legal seu blog!
    Confira também as novidades em Saboneteiras Inox http://multclear.com.br/saboneteiras/saboneteiras-inox.php

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Mercado Central de BH: tradição das Minas Gerais ao alcance das nossas rodas

Londres para pessoas com mobilidade reduzida

Parque Ibirapuera (SP) para cadeirantes