Onde está a sua força?

Não sei de quem é esta tirinha, mas vale para 
a nossa conversa... Algo lindo não precisa mesmo de 
marketing, porque acaba ressaltando. Mas a beleza nem 
sempre é óbvia a aparência pode não passar de 
propaganda enganosa. É preciso ter olhos de ver...
Nem todo mundo perceberia a beleza 
deste céu aí de cima!
Me parece uma imensa bobagem alguém pensar que uma pessoa seja forte ou fraca, capacitada ou incapacitada, levando-se em consideração, exclusivamente, sua condição física. Nossos preconceitos limitam nossa percepção e temos dificuldade de enxergar além da aparência.

Aprendemos culturalmente, por exemplo, que uma pessoa em cadeira de rodas é mais frágil que outra que anda. Às vezes, mesmo nós, cadeirantes, acreditamos nessa fantasia. Querendo ou não admitir. É que nossos medos e inseguranças têm o hábito de ditar nossas crenças e costumam falar mais alto que nossa voz.

Por tudo isso, ao ler um trecho do livro Fragilidades, de Jean-Claude Carrièrre, quis compartilhar com vocês esta frase. (Fiquei sabendo do livro no blog A saga de valente, que vocês precisam conhecer. Está listado aqui à direita, entre os blogs que indico.) Prestenção:

Os que ousaram acreditar na fragili-
dade deste homem deram com os
burros n'água.
“Os caniços sobrevivem aos carvalhos. Arquiteturas de músculos podem desabar de uma vez só, mesmo sem tempestade. E o contrário é verdadeiro também: nada mais raquítico do que o corpo de Gandhi. No entanto, nada mais resistente. O Império Britânico inclinou-se diante desse esqueleto.”

Oh là là! Qualquer pessoa com deficiência sabe quanto isso é verdadeiro!

Você que tem aparência frágil: já se perguntou onde reside sua força? Já conhece o endereço? Já foi até esse lugar? Extraiu muito ou pouco de lá?

Você, que é magrinho, cego, surdo, cadeirante, diabético. Mal-acabado ou matrixiano, como diz o jornalista cadeirante Jairo Marques... Você que é esquisito, diferente: onde está a sua força?

A minha, acho que está numa paixão sem limites pela vida. Numa vontade absurda de pôr a perna (ou a roda...) no mundo, entrar em contato, me relacionar. Numa personalidade que recusa os “nãos”. Na ternura que aprendo com a vida.

sua? Responde aí...


Comentários

  1. Minha força está, entre outras coisas, nas minhas amizades e nos exemplos de vida que encontro na minha caminhada! A sua história é um exemplo de vida para mim... Obrigada! Beijos, Denise Cattony

    ResponderExcluir
  2. Minha força está nas coisas que nunca tive, no amor que me faltou, na força e incentivo que me foi negado...somo tudo isso,expremo tudo isso, e bebo deste caldo toda força para lutar pelo que quero, sempre levando em conta quem está ao meu redor, tudo o que luto e por tudo o luto é sempre pensando no próximo, sem passar por cima de ninguém.
    Sou magrela que só, mas as palavras tem força dentro de mim, sou muito mais forte que os fortões que vejo por aí, rs.
    *))

    ResponderExcluir
  3. Apresentei seu blog ao Luís AnTônio e ele se encantou. Hoje recebi esta mensagem de uma amiga: "Minha amiga Edelves é a MAIOR !!!
    minha amiga Edelves tem até asas pra voar.
    voa...voa...Edelves..." Palavras que me fortalecem não pela letra, mas pelo espírito, pelo que significam. Neste momento, minha força e meu estímulo estão em saber que fiz um bem verdadeiro e uma amiga feliz e grata me escreve dessa maneira.
    Parabéns pelo seu lindo texto, que me motivou a escrever!
    Bjos, Edelves.

    ResponderExcluir
  4. Minha força? Sei não.
    Talvez hoje ela esteja na minha vontade de saber da existência dela.
    Pode ser um começo, não acha?
    Bjocas
    Milza

    ResponderExcluir
  5. Sei que sou forte, pois sempre que preciso superar desafios, a força surge não sei de onde, mas está lá.

    ResponderExcluir
  6. Denise, as amizades e os exemplos de vida também são fundamentais para mim, assim como para vc. Valeu!

    Cora: a gente tira forças de cada lugar, hein? Como as palavras têm força dentro de vc, que elas sejam sempre uma fonte de bênçãos!

    Edelves: sua amiga tem alma de criança, né? E deve ser uma criança FORTE. Obrigada pelo incentivo!

    Milzinha, eu vejo tanta força dentro de vc...

    Anônimo, isso acontece comigo também: sempre que preciso superar desafios, a força aparece. Deus dá o frio conforme o cobertor, tenho certeza.

    Grata a todos pelos comentários!

    ResponderExcluir
  7. Minha força vem quando acredito e ponho fé.

    Beijocas, Glaucilene.

    ResponderExcluir
  8. Alcione Albuquerque05/12/2011, 18:37

    Minha força vem quando admito que ela esta no finzinho e ai peço um emprestimo pra Deus.
    Ele sempre tem de sobra e nem me empresta, da logo!
    Alcione

    ResponderExcluir
  9. Pois é, Glaucilene, a fé de fato remove montanhas!

    E, Alcione, sua "estratégia" é boa...

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Londres para pessoas com mobilidade reduzida

Mercado Central de BH: tradição das Minas Gerais ao alcance das nossas rodas

Parque Ibirapuera (SP) para cadeirantes