Obstáculos superados, novos caminhos


Página de revista escaneada por mim, 
contendo publicidade da Mitsubishi Motors.

No início de 2010, ao percorrer as páginas de uma revista, deparei com a imagem ao lado. Aliás, essa imagem é só a metade da propaganda, que ocupava duas páginas. Mas o essencial está aqui.

Na ocasião, eu atravessava uma fase de grandes desafios. E quando estamos no meio da tempestade, às vezes não conseguimos nos lembrar de que tudo passa… #fato

Mas ao ver a propaganda da Mitsubishi, meu coração se encheu de esperança. Não apenas me lembrei da transitoriedade dos acontecimentos como percebi a verdade da afirmativa: “Cada obstáculo que você supera se transforma em mais um caminho”.

Naquele momento, estava com lesões musculares, infecção urinária e enfrentava desafios com o namorado, entre outras coisas. Situações comuns, mas que podem ganhar novas e acentuadas cores na experiência de uma pessoa cadeirante, em razão das peculiaridades que cercam seu cotidiano. Como tocar a cadeira de rodas ou usar bengalas estando com tendinite nos dois ombros, por exemplo? Causada exatamente pelo uso das bengalas e da cadeira… Minha locomoção, meu trabalho, tudo ficou comprometido. Até tomar banho ficou difícil!

Destaquei a página da revista, fixei no mural que fica em meu escritório. Olhava todos os dias, e a frase acabou virando um mantra. Tantos meses depois, senti vontade de compartilhar essa propaganda com vocês. De 2010 até aqui, muitos obstáculos foram superados e transformados em caminhos… Hoje são histórias a serem contadas aos amigos, experiências a serem compartilhadas. E o melhor: estou mais fortalecida e mais feliz.

Fica o recado. Diante do medo, da insegurança, da tristeza, lembre-se: “Cada obstáculo que você supera se transforma em mais um caminho”. Diante dos preconceitos, das barreiras arquitetônicas, da falta de dinheiro para comprar um equipamento importante ou fazer um tratamento que o plano não cobre, da dificuldade com o transporte público, não se esqueça de que, reunidas as forças e os amigos (eba!), mais caminhos serão construídos. E não só para você. Porque cada obstáculo que a gente supera pode se transformar em estrada também para os companheiros de jornada. Concorda ou discorda?

Comentários

  1. Emanuela Duarte22/01/2012, 16:32

    É isso aí, concordo plenamente. Mas é natural, temos a tendência de limitar a visão em momentos de turbuLência, superdimensionando os problemas e inviabilizando as soluções, para isso servem as experiências e os anos, para mostrar que a cada vez que passamos por eles nos tornamos capazes de enxergar mais rápido a nova estrada e ter a confiança de seguir o caminho. Bj grande Manú.

    ResponderExcluir
  2. É isso mesmo, Manu, pra isso servem as experiências e os anos! Beijos

    ResponderExcluir
  3. Muito bem! Amei! Um plantio!
    Adorei seu blog e sua história de vida!
    Vc escreve muitíssimo bem! Sua linguagem é leve, agradável...
    E vc é linda. O sorriso que lhe estampa a face chega a parecer prece!

    ResponderExcluir
  4. Genaura, agradeço sensibilizada suas palavras tão carinhosas e delicadas! Seja muito bem-vinda!

    Vi que também tem um blog. Espero ter tempo para conhecê-lo em breve.

    Grande abraço

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Londres para pessoas com mobilidade reduzida

Mercado Central de BH: tradição das Minas Gerais ao alcance das nossas rodas

Parque Ibirapuera (SP) para cadeirantes