Mergulhar em Aruba


Cardume no mar cristalino de Aruba. Fotos de João Martins
Não, eu não fiz mergulho em Aruba. Não tenho certificação e não sabemos se uma pessoa com deficiência de locomoção tem como obtê-la na ilha, embora as operadoras recebam cadeirantes que já tenham o certificado de mergulho adaptado, conforme explica Fábio Valente, no post do blog Assim como você, que já indiquei aqui.

Mas meu irmão, que tem o certificado, não deixou passar a oportunidade. Aqui ele divide com você as experiências no mar cristalino de Aruba!


Mergulho em Aruba: uma experiência inesquecível
João Martins

Vale muito a pena mergulhar em Aruba. Estamos no mar do Caribe e isso já diz tudo. Água com temperatura agradável, visibilidade excelente, operadoras de alto nível e preços bastante razoáveis. E com mais um detalhe: os barcos das principais operadoras saem de Palm Beach, a principal praia da região, de modo que não é necessário deslocamento adicional até o píer, caso você esteja hospedado ali.

Todas as fotos foram tiradas por João Martins

Optei pela operadora Red Sail Sports, por indicação de um site, e não me arrependi. Apesar de um incidente ocorrido no primeiro dia de mergulho – não passaram no local estipulado e o barco partiu sem mim. Mas, assim que consegui fazer contato, o barco voltou ao píer para me pegar e fui muito bem recepcionado por um dive master chamado Fritz, que, além de muito atencioso, falava um português bem razoável. Gostei tanto da operadora que fiz outro mergulho dois dias depois. Os mergulhos com dois tanques custam em média 79 dólares e, por 30 dólares adicionais, você recebe todo o equipamento incluído.





Aruba não possui uma vida submarina extraordinária, como ocorre em alguns outros destinos do Caribe. Mas a ilha conta com naufrágios muito interessantes, como o Pedernalis, que é um petroleiro bombardeado pelos alemães na II Guerra; e o Sonesta Airplanes, que são dois aviões em bom estado de conservação onde dá para brincar bastante; além de inúmeros recifes espalhados ao longo de todo o litoral sul.



Também há mergulho para pessoas com deficiência de locomoção, mas é preciso que se tenha certificação de mergulhador. Não soube de nenhuma operadora em Aruba que oferecesse para cadeirantes o chamado “batismo”, que é o mergulho para quem não possui certificação e a pessoa mergulha com um instrutor, depois de receber um minicurso durante o trajeto.







Para ser honesto, há outros destinos no Caribe que contam com uma vida marinha mais exuberante, como Cuba, San Andres e Bahamas, para citar alguns. Mas, para quem está de férias por Aruba – e há inúmeros outros atrativos na ilha – vale dar uma conferida, seja você um mergulhador certificado ou não. Mergulhar no Caribe é sempre uma experiência inesquecível.

Para saber mais:

Red Sail Sports


João Martins (foto: Ulysses Martins)



Comentários

  1. Ola. É necessário mesmo certificação para fazer mergulho em Aruba, ou as operadoras aceitam quem já tem experiência em mergulhos porém sem certificação? Abração

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vagner, seja bem-vindo e obrigada pela visita!

      Para pessoas com deficiência, é necessário. Para os andantes, creio que seja da mesma forma.

      Para ter certeza, sugiro que entre em contato com o pessoal da Red Sail, cujo site foi indicado por meu irmão. Cole este link no seu navegador: http://www.aruba-redsail.com/contactus.shtml

      Abração!

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Londres para pessoas com mobilidade reduzida

Mercado Central de BH: tradição das Minas Gerais ao alcance das nossas rodas

Parque Ibirapuera (SP) para cadeirantes