O Natal acontece na Praça da Liberdade

Praça da Liberdade com iluminação de Natal
(Fotos de Laura Martins)

A Praça da Liberdade é um dos principais pontos de encontro de Belo Horizonte. Para lá convergem desde pessoas que vão fazer caminhada pela manhã ou no fim da tarde até mamães passeando com seus miúdos e casais em busca de um local tranquilo e bonito, cenário perfeito para o namoro.

Além disso, é ótimo local para passear ou bater papo antes ou após uma sessão de cinema no Belas Artes, uma passada pela biblioteca pública ou uma visita aos fantásticos museus do entorno.

Como se não bastasse tudo isso, em dezembro a praça preferida dos belorizontinos ganha colorido e magia com a iluminação de Natal. Bem, é preciso admitir que às vezes ela não fica lá muito bonita, como aconteceu no ano passado... Mas este ano está linda e vale, sem dúvida, o passeio – isso se você não se incomodar com o mundo de gente que bate ponto no local ao anoitecer!

Iluminação de Natal




Mas como é a Praça da Liberdade para os cadeirantes?

Não se pode dizer que tudo são flores... Há vaga reservada para pessoa com deficiência em uma das faces da praça, em frente ao Espaço Tim UFMG do Conhecimento. Da vaga até a praça, a travessia não é muito segura. A vaga fica praticamente no meio da quadra; então, o cadeirante terá de se locomover até a esquina para atravessar com o mínimo de segurança. Mas o rebaixamento da calçada termina numa vala. Qualquer descuido e você vai para o chão.

Se você chegou vivo do outro lado (brincadeira minha! Não é tão complicado assim!),  conseguirá se locomover sem problemas na maior parte do espaço, pois a praça é plana. Então poderá contemplar as belas palmeiras imperiais, o paisagismo bem cuidado, curtir o canto dos pássaros e admirar o precioso conjunto arquitetônico que compõe o entorno.

A praça é dividia ao meio pela imponente Alameda Travessia, com suas palmeiras imperiais. Para atravessá-la, a fim de ver o coreto, a fonte luminosa e contemplar de perto o belo edifício projetado por Niemeyer, você vai encontrar rebaixamentos nas duas extremidades. Somente uma dificuldade: ela é pavimentada com paralelepípedos. Prepare-se: a cadeira vai sacudir um pouquinho!

Alameda Travessia e palmeiras imperiais

Rebaixamento na Alameda Travessia - e paralelepípedos

Mas esses desafios não comprometem o passeio e podem ser contornados sem grandes dificuldades.

Ah! Caso vá fazer esse passeio no final do ano, chegue fora dos horários de pico; do contrário, não conseguirá estacionar. E, se houver tempo, visite pelo menos um dos espaços do Circuito Cultural Praça da Liberdade – sabendo que são todos imperdíveis.

Edifício projetado por Niemeyer

Pássaro na estrela, no alto da árvore de Natal
(fotos de Laura Martins


Clique aqui para ver mais fotos da Praça da Liberdade.




Comentários

  1. É Laura, essa praça é muito linda mesmo, me considero um privilegiado por passar todo dia em frente à praça da Liberdade e desfrutar desse visual. Preciso parar mais para curtí-la! Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Precisa mesmo, Sam. Mas eu não sou diferente. Tenho a Praça da Assembleia a poucos toques da cadeira de rodas. Basta atravessar a rua. Me pergunte há quanto tempo não vou lá! rsrsrs

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Londres para pessoas com mobilidade reduzida

Mercado Central de BH: tradição das Minas Gerais ao alcance das nossas rodas

Parque Ibirapuera (SP) para cadeirantes