Fernando de Noronha acessível

Os cadeirantes agora já podem visitar Noronha.
Na foto, Morro Dois Irmãos, na Baía do Sancho. Foto daqui.
Talvez você não saiba, mas um dos mais procurados destinos turísticos do país, a ilha de Fernando de Noronha, acaba de receber intervenções com vistas à acessibilidade para cadeirantes.

A empresa EcoNoronha venceu o processo licitatório para o contrato de concessão de prestação de serviços de apoio à visitação pública no Parque Nacional Marinho Fernando de Noronha. A concessão busca a sustentabilidade e o manejo correto do ecoturismo. E a empresa já começa a implantar estruturas acessíveis.

Fiquei sabendo da novidade através de uma jornalista que me procurou para saber minha opinião a respeito. A partir disso, entrei em contato com a EcoNoronha a fim de obter informações detalhadas. A equipe me informou que a concessionária “construiu trilhas e mirantes para facilitar o acesso de pessoas com mobilidade reduzida e cadeirantes. A trilha do Golfinho é totalmente acessível a pessoas com deficiência física. Já as trilhas do Sancho, do Leão e do mirante Dois Irmãos têm acessibilidade assistida”.

Além disso, há banheiros adaptados, e, “no dia 7 de março, a administração da ilha irá inaugurar o acesso com rampas e cadeiras de rodas apropriadas na Praia de Sueste, nos moldes do projeto Praia Acessível”.

Fiquei feliz e animadíssima com a notícia. Até agora, esse santuário ecológico estava muito distante das listas de boas intenções dos cadeirantes, por ser quase inviável sua visitação em cadeira de rodas.

Clique aqui para ver outras fotos de Mosana na ilha
A cadeirante Mosana Cavalcanti já estreou a trilha acessível instalada pela EcoNoronha. Ela é coordenadora do Programa de Turismo Acessível – Pernambuco sem Fronteiras (unidade de Projetos Especiais) e aprovou as intervenções. Havia visitado a ilha antes de sofrer o acidente que a deixou paraplégica e revelou ter ficado emocionada, pois achou que não teria condições de rever a vista maravilhosa da Baía dos Golfinhos após o acidente. Bem, ela ficou emocionada com a nova visita, e eu fiquei vendo as fotos! Você pode acompanhar o relato, ver as fotos e também se emocionar clicando aqui.

Se você tem mais informações sobre a acessibilidade na ilha, incluindo a condição das pousadas, compartilhe conosco nos comentários. Vamos encher Fernando de Noronha de cadeiras de rodas!


Para saber mais, clique em:





Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mercado Central de BH: tradição das Minas Gerais ao alcance das nossas rodas

Londres para pessoas com mobilidade reduzida

Parque Ibirapuera (SP) para cadeirantes