Relaxar é preciso!

Entrada do restaurante Ao Pé do Jatobá.
(Foto: Laura Martins)

Morar numa metrópole traz grandes vantagens para uma pessoa com mobilidade reduzida. Temos mais acesso aos serviços de saúde, à cultura, à educação e ao lazer, por exemplo. Por outro lado, o cotidiano é estressante – para qualquer pessoa, com deficiência ou não, é claro.

O ar poluído, o burburinho constante, o trânsito caótico, tudo isso às vezes me deixa esgotada, desejando momentos de tranquilidade. Quando é possível viajar, ou pelo menos passar um fim de semana em um lugar que favoreça o descanso, ótimo. Mas às vezes isso não é possível.

É por isso que valorizo muito os restaurantes que oferecem um ambiente agradável, ao ar livre, com plantas ou, na melhor das hipóteses, em meio à natureza. Você também curte? É disso que vou falar hoje.


Restaurante Pellegrino
(Imagem do Google)
Uma varanda com muitas plantas

O Pellegrino é uma ótima opção em Belo Horizonte para quem deseja um ambiente gostoso. As mesas da área externa ficam sob árvores e orquídeas suspensas. Há também mesas no ambiente interno, que é bastante simpático.

Embora seja um restaurante, à noite tem clima de bar, bastante descontraído e informal, mas não muito barulhento. Oferece tanto a elegância do vinho quanto a descontração dos coquetéis, do chope e da cerveja. Para comer, massas, risotos, suflês, carnes, aves, peixes. Como entradas, porções mais sofisticadas do que as usualmente encontradas em bar. E há boas opções de sobremesa.




Imagens retiradas do mural do restaurante no Facebook

Nossa escolha foi: para meu acompanhante, galeto ao molho de quiabo e pimenta biquinho com polenta gratinada, gema de ovo e crocante de couve; para mim, tilápia em crosta de macadâmia ao molho de acerola, acompanhada de risoto de uva. Estava tudo muito bom, incluindo o mojito que pedi e a sobremesa, com figos e sorvete de iogurte.

Tilápia em crosta de macadâmia
(Foto: Laura Martins)

Sobremesa deliciosa: figos e sorvete de iogurte


O atendimento é atencioso e gentil. Tem manobrista, rampa na entrada, banheiro adaptado. Ou seja: você pode ir com tranquilidade! Vamos voltar, com certeza.

Banheiro amplo, com barras, mas papeleira muito
distante do vaso sanitário e pia muito baixa, impossível
de ser usada por um andante...

Boa comida + boa companhia = sorrisos

Endereço: 

Rua Laranjal, 459, Bairro Anchieta - Belo Horizonte
Telefone: (31) 2526-1085 



As mesas próximas ao  parapeito são mais agradáveis
(Foto: Laura Martins)
Ao Pé do Jatobá

Não fica em Belo Horizonte; está distante cerca de 30km da capital, mas vale a pena rodar um pouco mais para ter acesso a um local tão agradável e uma refeição tão gostosa.

Está localizado no distrito de Casa Branca, município de Brumadinho. A região é conhecida por ser bastante aprazível, oferecer boas pousadas, bons restaurantes e uma bela vista das montanhas de Minas.

Para chegar lá, você precisa pegar a BR-040 em direção ao Rio de Janeiro, entrar no Posto Chefão, no Bairro Jardim Canadá, e procurar pela portaria do Parque Estadual da Serra doRola-Moça. Alguns quilômetros de belas vistas e uma estrada um tanto quanto perigosa, que serpenteia a montanha, levarão você à gostosa Casa Branca. Pegue um trechinho de terra e tcharããã: você chegou!

Portaria do Parque da Serra do Rola-Moça
(Foto: Laura Martins)

Você já se sente descansado só de contemplar a vista
(Foto: Laura Martins)

Trechinho em estrada de terra. Desista de ir se estiver chovendo

Você chegou. Entre à esquerda e estacione perto da rampa

Nem precisamos pedir. Um gentil garçom se aproximou e
ofereceu ajuda para subir a rampa

Em dois segundos Gabriel já tinha fugido para os brinquedos

Bons preços e comida de qualidade

Alguns pratos são servidos  nesses panelões


As boas refeições e as boas companhias provocam agradáveis
efeitos colaterais, como sorrisos espontâneos, por exemplo...

Esta foto é um pouco mais antiga. Com pessoas queridas,
comemorando meu aniversário, Ao Pé do Jatobá

A comida é mineira, da melhor qualidade: frango com quiabo ou com ora-pro-nóbis, pastel de angu, couve deliciosa. As hortaliças são colhidas no quintal, os doces e bolos são produzidos ali mesmo, há pratos que podem ser servidos com galinha caipira. Comida com sabor de comida! E por um preço muito convidativo.

Tem parquinho para a criançada, totalmente harmônico com a natureza. Nada daqueles brinquedos de metal pintado em cores escandalosas.

Parquinho (foto: Laura Martins)


Chegue cedo, pois a casa não faz reservas, e você precisa estacionar perto da rampa de entrada, para facilitar o deslocamento. Chegando cedo, também pode optar por uma das mesas próximas do parapeito, com uma bela vista.

No mais, se prepare para comer muito!

Bem, a nota discordante: o atendimento é fraco, o que parece ser devido à falta de mão de obra qualificada nesses locais um pouco mais afastados. Erraram nossa conta e também o pedido. 

Não tem adaptações para cadeirantes, mas há uma rampa na entrada, o restaurante é totalmente plano e, se a sua cadeira de rodas não for muito larga, é possível entrar no banheiro. Ótimo lugar para ir com a família e os amigos.


Endereço: Rua do Jatobá s/n - Casa Branca
Informações: (31) 3575-3252 – (31) 9903-5793 


Para mais informações sobre Casa Branca:



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Londres para pessoas com mobilidade reduzida

Mercado Central de BH: tradição das Minas Gerais ao alcance das nossas rodas

Parque Ibirapuera (SP) para cadeirantes