Rio de Janeiro para cadeirantes 5 – Restaurantes


Bar no centro histórico, perto da Rua do Rosário
e do CCBB. (Foto: Laura Martins)

A esta altura, os leitores deste blog já sabem que gosto de comer bem. Curto o turismo voltado para a gastronomia, e onde quer que eu vá me informo sobre os bons restaurantes, cafés, padarias, etc. Conhecê-los faz parte dos meus objetivos numa viagem. Se jamais esqueço as paisagens que me encantam, muito menos os aromas e sabores.

Para a ida ao Rio, selecionamos alguns lugares que gostaríamos de conhecer: indicações de amigos ou dos sites da Constance Escobar e do Ricardo Freire. Você confere tudo neste post.

E, como eu já disse em outro lugar, não saia sem o mapa da cidade. Ele foi fundamental para nós…

Se você não tem acesso à tecnologia, use
os mapas de papel. (Foto: Laura Martins)
Rua do Rosário

Fica no centro histórico do Rio, e uma das quadras tem casarões restaurados e restaurantes muito bacanas. A indicação é do site da Constance. Vale passar lá para se retemperar após uma longa caminhada pela região… Fizemos isso na Brasserie Rosário e no Casual Retrô. Após, aproveite para conhecer o Centro Cultural Banco do Brasil; fica pertinho.


Brasserie Rosário: recomendamos.
(Foto: Laura Martins)

Localizada num casarão muito bonito, a arquitetura é charmosíssima, a comida é boa e tem um balcão de pães e doces de fazer perder o juízo. Levei macarons para o hotel – e comi suspirando… Ficamos sabendo que, às quintas, tem happy hour ao som de jazz, a partir das 18 horas.

Mas sabe o que foi o melhor, e uma surpresa para nós? Tem banheiro acessível!!! Acredita nisso? Que alívio, depois de horas passeando pelo centro…

Um degrauzinho na porta é vencido com a ajuda do garçom. Dentro, há espaço para circular com a cadeira, embora reduzido. No mais, passe pelo site para ficar com água na boca. Recomendamos com louvor.


Deliciosos macarons da Brasserie Rosário.
(Foto do site do restaurante)
Casual Retrô

É um bar com sotaque português, segundo a Constance. Fomos lá para comer a sobremesa: pastel de Belém. Não dá nem pra dizer como estava bom…

O bar te recebe com um respeitável degrau, que foi vencido, quando entramos, com a ajuda de um simpático cliente; quando saímos, com a habilidade do garçom.

Vale a visita. Mas você corre o risco de comer mais do que deveria…


Delícias da cozinha libanesa no Amir.
(Foto do site do restaurante)

Fica bem perto do Copacabana Palace. Serve comida libanesa da melhor qualidade. O cardápio é muito variado, com opções para vegetarianos. Achei as mesas bem bonitas, forradas com toalhas ricamente bordadas, cada qual de uma cor, recobertas com vidro.

Há mesas na calçada, mas o cadeirante tem como entrar no salão, já que há apenas um pequeno ressalto na porta. Banheiro? Esqueça. O salão tem um desnível, o que dificulta a locomoção… Mas não deixe de ir por causa disso, porque a comida é inesquecível. Pedi um combinado contendo falafel, homus, salada fatouche e molho tarator. Estava tudo perfeito, delicioso.

Av. Ataulfo de Paiva

Fica no Leblon, a duas quadras da praia. Bem cuidada, bonita, tem padarias bacanas, sorveterias e restaurantes para todos os gostos. Passe lá depois de ter batido ponto na Praia Acessível.

Lembranças de viagem: guardanapos da Confeitaria 
Colombo e da Brasserie Rosário 
(Foto: Laura Martins)
Confeitaria Colombo 
Confira neste post.


Para saber mais:







Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mercado Central de BH: tradição das Minas Gerais ao alcance das nossas rodas

Londres para pessoas com mobilidade reduzida

Parque Ibirapuera (SP) para cadeirantes