Rio de Janeiro para cadeirantes 4 – Praia acessível


Praia Acessível. Imagem do blog Mão na Roda.

Todos que acompanharam meus preparativos para a viagem ao Rio sabiam que uma das grandes motivações para o passeio era conhecer o projeto Praia Acessível, promovido pela ONG Adapt Surf.

Tinha ouvido falar do projeto, pela primeira vez, na novela Viver a Vida. Não gosto de novelas, mas acompanhei esta por causa da personagem Luciana, que era cadeirante. Em um dos capítulos, ela foi à praia com a mãe e a irmã, a fim de conhecer o projeto e tomar um banho de mar.

Foi então que fiquei sabendo que já havia, no Brasil, quem aplicasse a ideia de estender uma esteira na areia, para a passagem de pessoas com dificuldade de locomoção, e de colocar à disposição uma cadeira anfíbia, que não afunda na areia e flutua no mar. Simples assim, mas algo que exige investimento financeiro e pessoal treinado para oferecer assistência e segurança à pessoa com deficiência. Ou seja: é necessário conscientização de que o acesso da PCD ao lazer é fundamental, e vontade política de prover os meios necessários à implementação da ideia.

Desde o início de 2010 que algumas cidades do litoral de São Paulo também oferecem o serviço, mas não tenho notícias se lá as coisas funcionam adequadamente. Preciso conferir com os cadeirantes paulistas e, claro, ir lá para ver. Vai para minha lista de boas intenções.

Cadeira anfíbia. Imagem do site da ONG
Adapt Surf
Na semana em que viajaria, entrei em contato por e-mail e por telefone com a Adapt Surf, para saber em detalhes como participar. Fiz isso também porque a chuva estava marcando presença em alguns dias; precisava saber se havia o risco de o programa ser cancelado. Afinal, estava hospedada no centro; até o Leblon, onde acontece o programa, eram muitos quilômetros…

Por e-mail, Raphael me respondeu:


A Praia Acessível foi idealizada pela ONG ADAPTSURF e funciona na praia do Leblon desde 2008, todos os domingos do ano. Para participar, é só chegar no Leblon, em frente ao posto 11, aos domingos, das 11 às 16 horas. Será um prazer em recebê-la. Um grande abraço de toda equipe. Raphael.


Por telefone, falei com Felipe, que simpaticamente me garantiu que o programa só seria cancelado se as condições estivessem muito ruins.

Domingo de manhã, céu nublado, nem o Twitter nem o Facebook da turma indicavam cancelamento das atividades. Josane e eu pegamos o metrô até o terminal, em Ipanema. Pegamos o ônibus (que não era acessível) até o Leblon. Andamos três quadras. Não estava chovendo, mas nublado; pra quem, como eu, não curte muito nem sol, nem praia, era o tempo ideal. O trecho é lindo, havia bastante gente, tudo muito animado.

Ao chegarmos em frente ao Posto 11, ao meio-dia, decepção total. Cadê a turma? Não havia ninguém uniformizado, nem esteira, nem tendas, nem cadeira anfíbia. Nada. Perguntamos a dois policiais que estavam no local o que havia acontecido; eles nos informaram que já havia passado outro cadeirante perguntando pela turma, mas que eles não tinham comparecido. Eu parecia uma criança a quem não tinham dado o brinquedo prometido…

Simpática doceria no Leblon. Parece que saiu
de um conto de fadas, né? 
Josane aproveitou para molhar os pés na água do mar. Passeamos pelo belo bairro, almoçamos por lá, tomamos um café numa simpática doceria e retornamos ao lar-hotel. Telefonaria para a ONG quando retornasse a BH, a fim de saber o que havia acontecido. Olhei novamente as páginas nas redes sociais: nenhuma informação.
Ao retornar, telefonei. Quem me atendeu foi novamente o Felipe, que me informou que eles tinham comparecido sim, mas juntaram tudo por causa da chuva, que era iminente. Disse a ele que, da próxima vez, por favor comunicassem a decisão pelas redes sociais, a fim de evitar frustrações. Afinal, eles estão lidando com os nossos sonhos… E #fato: não choveu. Somente umas gotinhas, durante alguns minutos.

Que fique claro: não estou questionando o fato de o programa ter sido cancelado, possivelmente por causa das condições de segurança. Estou apenas dizendo que o fato precisa ser comunicado. Quem sabe, no site, no Facebook e no Twitter, não poderiam informar os números de telefone e pedir às pessoas que liguem antes de sair de casa/do hotel, a fim de confirmar se vai ocorrer a praia acessível naquele dia?

Bem, eu vou voltar ao Leblon, assim que for possível. Não desisto nunca de algo que é importante para mim. Como eu disse, não me interessa a praia, nem o sol: quero é fazer a experiência de entrar no mar naquela cadeira! Mas, da próxima vez, pegarei os números dos celulares da turma e ligarei antes de sair do hotel. E é isso que recomendo a você também!

Para saber mais:

Luciana vai à praia - blog da personagem


Meus outros posts sobre esta viagem:








Comentários

  1. Olá

    A AFLODIM (Associação Florianopolitana de Distrofia Muscular), gostaria de parabenizar vocês pelo trabalho ótimo que estão realizando, e estamos enviando este e-mail para divulgar nossa associação "que ainda está engatinhando", simplesmente por que não conhecemos numero expressivo de portadores de distrofia muscular, aqui em Florianópolis/SC, assim como explicamos no blog, nos encontramos em locais públicos uma vez por mês, para conversarmos e trocarmos experiencias de vida.

    http://aflodim.blogspot.com/

    Tivemos a ousadia de indicar o site de vocês em uma de nossas postagens, intitulada "Causos da Maricota: Maricota vai a praia".

    ResponderExcluir
  2. Sejam bem-vindos! Desejo-lhes muito sucesso!

    ResponderExcluir
  3. Amei este projeto, vi pela primeira vez na novela viver a vida apesar de não acompanhar novela, mas achei muito interesante e gostaria de saber como faço para participar!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ei, anônimo, tudo bem?

      Atualmente há praias acessíveis em vários locais, inclusive em Fernando de Noronha.

      Deixo aqui três links para vc se informar. Copie e cole os endereços em seu navegado:

      http://praiaparatodos.com.br/

      http://www.adaptsurf.org.br/

      http://www.parnanoronha.com.br/paginas/218-parque-nacional-marinho-ganha-praia-com-total-acessibilidade.aspx

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Mercado Central de BH: tradição das Minas Gerais ao alcance das nossas rodas

Londres para pessoas com mobilidade reduzida

Parque Ibirapuera (SP) para cadeirantes